terça-feira, 10 de março de 2009

Sobre o curso

O Pré-vestibular Esperança Popular é uma ação de extensão promovida pelo Programa Conexões de Saberes/UFRGS em parceria com a EMEF Senador Alberto Pasqualini e demais Educadores que atuam no curso.

O curso surgiu de uma antiga demanda da comunidade e da Associação de Moradores do Núcleo Esperança I do Bairro Restinga devido a dificuldade de acesso a cursos pré-vestibulares na região central e à precariedade do ensino público no que diz respeito à preparação para participar (com reais chances de aprovação) em um concurso vestibular. É uma experiência pioneira no bairro que abre uma possibilidade de preparação viável para o ingresso no ensino superior público.  

Durante os anos de 2006 e 2007 as aulas foram ministradas na sede da Associação Núcleo Esperança I. A partir do ano de 2008 foi firmada uma parceria com a direção da EMEF Senador Alberto Pasqualini onde atualmente funciona o Pré-vestibular.

As aulas ocorrem em uma sala da escola no turno da noite, das 19:10 às 22:30, de segunda à sexta-feira. Eventualmente nos fins de semana são ministradas oficinas ou outras atividades previamente programadas.

Entre os principais objetivos do curso, podemos destacar:

  • Refletir o que é educação popular, problematizando a lógica da educação tradicional;
  • Promover a conscientização do direito ao ensino superior público;
  • Despertar nos educandos a responsabilidade e autonomia na superação de dificuldades tornando-os protagonistas de suas histórias;
  • Discutir sobre o acesso e permanência na universidade;
  • Permitir uma qualificação dos educadores por meio dos diálogos com os saberes populares;
  • Buscar trabalhar os conteúdos necessários para a aprovação no concurso vestibular da UFRGS a partir da realidade dos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário